Mega Fm Ata (Araçatuba-Sp) Whatsaap: 18 98119-2663
Triatleta descobre câncer de próstata com metástase e faz campanha na web: 'Achava que era um Ironman'; VÍDEO
30/11/2025
(Foto: Reprodução) Triatleta descobre câncer de próstata com metástase e faz campanha na web
O triatleta e empresário Núbio de Almeida Lima, de 67 anos, completou 57 maratonas e 8 vezes o Ironman, uma prova que combina natação, ciclismo e corrida e é conhecida como uma das mais difíceis do esporte. Agora, ele enfrenta o diagnóstico de câncer de próstata com metástase. Ao g1, ele contou que não imaginava que a força mental fosse tão necessária nesse novo desafio.
"Achava que era um Ironman [homem de ferro]. Um homem de ferro, inatingível, com a saúde para poucos, e a vida mostrou que não é bem assim. Todos nós podemos ser atingidos e fui atingido pelo câncer de próstata com metástase", afirmou o atleta.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O atleta santista compartilhou, nas redes sociais a necessidade de fazer uma cirurgia de urgência para reconstruir e colocar uma prótese no ombro esquerdo, atingido pela metástase óssea. O vídeo viralizou na internet.
De acordo com Núbio, a questão da urgência fez com que ele optasse por não entrar na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), mas o convênio médico não cobre a realização do procedimento na capital paulista, o que é necessário devido à complexidade da cirurgia.
Triatleta de Santos (SP) descobre câncer de próstata com metástase e precisa de cirurgia no ombro
Arquivo Pessoal
"Depois de várias consultas, em vários médicos e várias opiniões, chegou a conclusão de que é preciso uma cirurgia urgente para reconstruir o ombro e colocar uma prótese. A cirurgia, o valor é alto [...] e eu não tenho essa condição de bancar isso, ainda mais que é urgente", explicou Núbio.
Para a surpresa do triatleta, o vídeo ultrapassou 100 mil visualizações, e ele afirmou ter conseguido arrecadar o valor total do procedimento de R$ 220 mil em apenas 15 horas. Segundo Núbio, a cirurgia será realizada no Hospital São Camilo, em São Paulo, ainda sem data marcada.
A descoberta
Núbio diz que teve a vida toda dedicada à prática do esporte. Ele completou a primeira maratona aos 18 anos, e passou a trabalhar com triathlon quando estava próximo aos 30.
"Jamais imaginei [receber um diagnóstico de câncer], até então nem gripe tinha. Vida saudável e cheio de confiança", disse o triatleta. "Eu sou uma pessoa apaixonada pela vida e apaixonada pelo esporte. Talvez seja isso que tenha salvado a minha vida", acrescentou ele.
Em novembro de 2022, Núbio começou a sentir fortes dores que limitavam a movimentação. Ele contou que procurou o médico e recebeu erroneamente o diagnóstico de artrose inflamatória [desgaste da cartilagem].
Triatleta de Santos (SP) descobre câncer de próstata com metástase e precisa de cirurgia no ombro
Reprodução/Instagram
Três meses depois, ele procurou o urologista Fábio Atz Guino e recebeu o diagnóstico de câncer de próstata com metástase, um estágio avançado da doença em que as células se espalham para outras partes do corpo. "Eu recebi com tranquilidade. Naquele momento, sai da 'escuridão', passei a saber o que ia ter que enfrentar", afirmou o triatleta.
Além da cirurgia no ombro, Núbio explicou que tem feito o tratamento de câncer através do SUS, como voluntário de uma pesquisa no Instituto do Câncer Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC), em São Paulo.
S pelo Ministério da Saúde, a próstata é uma glândula que apenas o homem possui. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). onga duraSção fez a diferença", finalizou ele.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens
Getty Images
Segundo o Ministério da Saúde, a próstata é uma glândula que apenas o homem possui. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).
Ao g1, o urologista Fábio Atz Guino explicou que o Novembro Azul é uma campanha voltada à conscientização sobre o risco do câncer de próstata, que tem mais de 70 mil casos diagnosticados no Brasil por ano. O objetivo é incentivar a realização de exames de rotina, evitando o diagnóstico tardio.
"O caso do Núbio é um exemplo de que a vida saudável é importante, mas o câncer não escolhe a pessoa sendo saudável ou não porque existem fatores relacionados à questão hereditária e alterações genéticas que podem estar presentes [...] É óbvio que conservar hábitos de vida saudáveis são fundamentais para evitar inúmeras doenças, inclusive o câncer. Porém, não exclui", disse o médico.
Câncer de próstata afeta glândula localizada abaixo da bexiga
g1
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos