Mega Fm Ata (Araçatuba-Sp) Whatsaap: 18 98119-2663
Sítio arqueológico encontrado no Tocantins tem artefatos de 'pedra lascada'; entenda
01/02/2026
(Foto: Reprodução) Sítio arqueológico é identificado em Talismã
O novo sítio arqueológico localizado propriedade rural de Talismã, no sul do Tocantins, possui artefatos de pedra lascada e fragmentos cerâmicos, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A descoberta fez o órgão federal dar o título oficial de sítio arqueológico à área na quarta-feira (28).
O local com os artefatos foi encontrado em 2025, após a morte do patriarca da propriedade, Furtunato Pinto do Nascimento. Os herdeiros estavam fazendo a divisão da área quando os itens foram identificados.
Com a fazenda sendo dividida entre os herdeiros, as mudanças no local começaram e, no meio disso, surgiu a surpresa.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
A equipe de arqueologia do órgão considerou que os vestígios podem ser remanescentes de uma antiga aldeia indígena do período pré-colonial.
O município de Talismã informou que, durante a análise, foram identificados fragmentos de materiais cerâmicos e ferramentas de pedra.
Como a área passou a ser dividida, o Iphan informou que a cerca de limite das fazendas foi implantada, mas que o local do sítio arqueológico está praticamente sem danos.
"O sítio arqueológico se encontra na área de Reserva Legal da fazenda, um local com restrições ao desenvolvimento de atividades econômicas, o que, consequentemente, favorece a preservação do sítio arqueológico", informou o Iphan, em nota.
LEIA TAMBÉM:
Família descobre sítio arqueológico durante escavação para construir cerca em fazenda no Tocantins
Pai de influenciador sai de coma induzido e abre os olhos: 'Foi um bom sinal', diz filho
Vestígios de ferramentas pré-históricas foram encontrados em fazenda de Talismã
Divulgação/Prefeitura de Talismã
Íntegra da nota do Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) esclarece que no local foram encontrados artefatos de pedra lascada e fragmentos cerâmicos. De acordo com a equipe de arqueologia do Iphan em Tocantins, considerando a grande extensão da área onde os vestígios arqueológicos foram encontrados, podem se tratar dos remanescentes de uma antiga aldeia indígena do período pré-colonial.
Com o reconhecimento do sítio arqueológico, o bem cultural passa a ser acautelado pelo Iphan, nos termos da Lei nº 3.924/1961, que dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos.
A cerca que limita as fazendas já foi implantada, porém, a área do sítio arqueológico afetada pela cerca é mínima, permanecendo praticamente sem danos. O sítio arqueológico se encontra na área de Reserva Legal da fazenda, um local com restrições ao desenvolvimento de atividades econômicas, o que, consequentemente, favorece a preservação do sítio arqueológico.
Materiais cerâmicos e ferramentas de pedra podem indicar a presença presença de civilizações passadas
Divulgação/Prefeitura de Talismã
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.