Mega Fm Ata (Araçatuba-Sp) Whatsaap: 18 98119-2663
Entenda por que monumentos históricos sumiram de praça em Porto Alegre
31/01/2026
(Foto: Reprodução) Três peças foram removidas da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, neste ano. Entre elas, está o busto de José Artigas.
André Avila/Agência RBS
Quem circula pelo Centro Histórico de Porto Alegre nota que há espaços vazios onde antes estavam monumentos. O motivo é de que a prefeitura decidiu retirá-los para evitar furtos e garantir a conservação dos objetos.
Conforme levantamento da Secretaria Municipal da Cultura, em 2025, foi registrado o furto de quatro bustos, além da pichação de uma estátua. Desde 2016, 21 peças artísticas foram furtadas, vandalizadas ou depredadas na cidade.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em nota, a prefeitura informa que três peças foram removidas da Praça da Alfândega este ano. Entre elas, está o busto de José Artigas, líder revolucionário do Uruguai. O monumento está sob posse da Divisão de Patrimônio e Memória da Secretaria Municipal da Cultura que está em processo de avaliação e manutenção.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
"Ainda não há data para recolocação no pedestal na praça. As peças estão resguardadas em depósito apropriado do órgão municipal recebendo reparos", destaca a prefeitura.
Quanto à conservação, o município enfatiza que "o trabalho de recuperação é minucioso e exige substituição de pedaços danificados, às vezes raros, o que dificulta a conclusão da reforma".
Furtos recentes
No ano passado, três foram furtados na Praça da Alfândega: a escultura em homenagem a Francisco Caldas Júnior, produzida pelo escultor italiano Luis Sanguin; o monumento em homenagem ao coronel do Exército Antônio Carlos Lopes, feito pelo artista Walter Drechsler; e o busto do jornalista Leonardo Truda, produzido pelo escultor italiano Leone Domenico Lonardi.
Além disso, o busto do professor André Puente, feita por Antonio Caringi, foi furtado da Praça da Matriz.
Os crimes são investigados, mas os autores ainda não foram identificados. "O monitoramento dos órgãos de segurança pública municipal nas praças e parques tem coibido a ação dos criminosos mas, de fato, não houve configuração de nenhum flagrante até o momento", diz o município.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS