Mega Fm Ata (Araçatuba-Sp) Whatsaap: 18 98119-2663
Cidade do RS que tem o melhor azeite brasileiro também se destaca pela produção de uvas para vinhos e espumantes finos
18/02/2026
(Foto: Reprodução) Cidade do RS se destaca pela produção de uvas para vinhos e espumantes
Vinhos finos e espumantes de alta qualidade têm origem nos parreirais de Encruzilhada do Sul, na Região dos Vales. As características do bioma Pampa e o subsolo formado por granito garantem uvas diferenciadas, usadas por vinícolas de várias partes do estado.
Na mesma região em que é produzido o melhor azeite brasileiro, cresce também a matéria-prima de rótulos premiados. O município se destaca pela combinação entre clima seco, grande amplitude térmica e solo profundo, que obriga as raízes das videiras a buscar umidade em camadas mais baixas da terra.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O diferencial climático favorece a qualidade das uvas. "É de 12 a 14 graus de diferença térmica durante o dia. De manhã faz 15 °C, à tarde faz 30 °C. Isso para a videira é ótimo", afirma o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Celito Crivellaro Guerra.
Os solos profundos também ajudam a planta a enfrentar períodos de seca. Segundo ele, a água fica em locais mais profundos, obrigando as raízes a crescer.
Expectativa é de safra de 5 mil toneladas
A expectativa para este ano é de uma safra maior. O verde das videiras destaca o colorido dos cachos, indicando boa produtividade. A projeção é colher cerca de 5 mil toneladas — mil a mais do que no ano passado.
De acordo com Marco Antônio Santos, técnico agrícola da Emater, o cenário é promissor. "Com mais uvas, teremos mais espumantes e mais vinhos. E, aliado a isso, há uma safra com uma qualidade excepcional."
Produtores
Produtores locais reforçam a importância do ponto certo da colheita para manter a qualidade. "A gente colhe várias parcelas em datas diferentes, porque a soma das partes é sempre melhor que uma isolada. Quando tu colhe de vários dias, tu tem acidez perfeita, álcool perfeito, açúcar na medida", explica o produtor rural Gustavo Bertolini.
Além da boa produtividade, o setor cresce rapidamente. As primeiras parreiras chegaram à cidade há apenas duas décadas. Hoje, 30 produtores cultivam 550 hectares de uvas finas. A produção é verticalizada e em menor escala, o que melhora o direcionamento de nutrientes e a qualidade dos cachos.
Na propriedade de Hilton Fensterseifer, o resultado já aparece nos vinhedos. "Essa safra está um espetáculo. A gente tem qualidade e produtividade."
Construção de vinícolas no município
Atualmente, as uvas produzidas em Encruzilhada do Sul se tornam vinho na Serra Gaúcha. Mas o cenário deve mudar nos próximos anos. Vinícolas estão sendo construídas no município e a previsão é que, a partir de 2027, o produto final também seja elaborado na cidade.
Segundo Santos, o investimento vai fortalecer o turismo e a economia local. “À medida que essa uva é processada dentro do município, o retorno financeiro melhora. Com a vinificação ocorrendo dentro de Encruzilhada [do Sul], isso tende a crescer.”
Entre azeites, uvas e vinhos, a região consolida um terroir brasileiro reconhecido por produtores e especialistas.
Clima e subsolo tornam Encruzilhada do Sul referência na produção de uvas para vinhos e espumantes premiados.
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS