Ataques hacker causam prejuízos milionários a prefeituras em Goiás

  • 24/06/2026
(Foto: Reprodução)
Prefeituras de sete cidades goianas tiveram contas bancárias invadidas por hackers Pelo menos sete prefeituras goianas foram alvo de ataques hackers nos últimos três anos, gerando prejuízos que, somados, chegam a quase R$ 8 milhões. Segundo a Associação Goiana de Municípios (AGM), as invasões aconteceram entre 2024 e 2026. De acordo com a TV Anhanguera, as cidades afetadas e os respectivos prejuízos foram: Damianópolis - R$ 400 mil Nazário - R$ 2,8 milhões Santa Rita do Araguaia - R$ 1,3 milhão Lagoa Santa - R$ 150 mil Castelândia - R$ 496 mil Cromínia- R$ 406 mil Caçu- R$ 3 milhões (dos quais R$ 600 mil foram recuperados) De acordo com a AGM, todas as contas bancárias das quais os valores foram retirados pelos hackers são da Caixa Econômica Federal. O g1 entrou em contato com o banco, solicitando informações sobre as ocorrências e as medidas tomadas posteriormente, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. A assessoria da AGM informou que a iniciativa partiu do prefeito de Caçu, no sudoeste do estado, Kelson Souza Vilarinho, que, entre os casos, registrou o segundo maior prejuízo, que ocorreu em 2025: os hackers conseguiram retirar R$ 3 milhões, mas a prefeitura conseguiu recuperar R$ 600 mil, resultando em uma perda de R$ 2,4 milhões. Em entrevista à TV Anhanguera, o prefeito de Nazário, João Batista de Oliveira, contou que um dia antes do ataque cibernético a prefeitura havia terminado uma obra de recapeamento. "Quando no outro dia eu vou caçar o dinheiro pra pagar, o dinheiro tinha sido hackeado", relatou. Pelo menos sete cidades goianas tiveram prejuízos após serem alvo de ataques hackers desde 2024 Reprodução/ TV Anhanguera LEIA TAMBÉM VÍDEO: Hackers desviam R$ 3 milhões de contas da prefeitura de Caçu Hacker invade site do governo de Goiás e ironiza: 'Abraço para a TI' Polícia Federal investiga possível ataque hacker nas contas de Santa Rita do Araguaia O prefeito destaca que são vários os impactos do desvio da verba, como atraso de pagamento a fornecedores, compra de medicamentos e pagamento dos médicos. "E como você vai fazer para prestar contas de um dinheiro que foi desviado?", desabafou. A assessoria da AGM informou que houve caso de invasão tarde da noite, após as 23h. Após acessar a conta, os hackers conseguiam retirar os valores, por meio de vários pix, em minutos. Em 2025, a TV Anhanguera mostrou o caso de Santa Rita do Araguaia , cujos recursos foram desviados para diversos estados por meio de 14 transações bancárias, com apenas segundos de diferença entre elas. Segundo a AGM, no dia 9 de junho houve uma reunião de alguns prefeitos, em Brasília, com representantes da Caixa Econômica, que disseram que os casos seriam avaliados. O encontro aconteceu, a pedido dos prefeitos, no gabinete do senador Vanderlan Cardoso (PSD). 📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás. VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

FONTE: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2026/06/24/ataques-hacker-causam-prejuizos-milionarios-a-prefeituras-em-goias.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. saudade da minha vida

gustavo lima

top2
2. uai

zé neto e cristiano

top3
3. rancorosa

henrique e juliano

top4
4. eu e voce

jorge e matheus

top5
5. solteirou

luan santana

Anunciantes